CONTEÚDOS: contagem oral e correspondência termo-a-termo.
MATERIAIS:
1 tabuleiro(ver modelo)
1 peão(marcador)
1dado.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 2 jogadores.
PROCEDIMENTOS:
O marcador é posicionado na casa central do tabuleiro e cada jogador fica em uma extremidade. O primeiro lança o dado e caminha com o marcador em direção à extremidade mais próxima de si. O segundo jogador faz o mesmo,avançando em sentido contrário,ou seja,movimentando o marcador em sua direção. Vence aquele que conseguir sair com o marcador para fora do tabuleiro primeiro.
É importante lembrar que cada lado do tabuleiro tenha no mínimo seis casa,de modo à permitir que os dois jogadores possam jogar pelo menos uma vez.
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DIGA LOGO
CONTEÚDOS: reconhecimento dos números; valor posicional e conceito de maior, menor, estabelecimento de relações numéricas.
MATERIAIS:
- fichas com números indeterminados, porém sequenciados, ou giz e lousa.
PARTICIPANTES: 2 em diante e um comandante.
PROCEDIMENTOS:
O comandante pensa em um número da seqüência estabelecida. Um dos participantes fala um número qualquer e o comandante diz se é maior ou menor em relação ao número pensado.
Ex: o número pensado é 7, número falado pelo participante 5, o comandante diz: é maior que 5 - número falado por outro participante:9 - o comandante diz: é maior que 5 e menor que 9... e assim sucessivamente até o numeral ser descoberto. Inicia-se nova etapa escolhendo outro comandante.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |
PASSA A FICHA
PARICIPANTES: dupla
OBJETIVOS:
controlar as quantidades
ficar com um número maior de fichas.
MATERIAL: fichas na mesma quantidade: 30 de uma cor e 30 de outra;2 dados.
PROCEDIMENTOS:
Um dos jogadores lança os dados e soma os valores,devendo passar esta quantidade de fichas ou outro participante. Ex: jogas so dois dados num cai 3 o no outro cai 4 o jogador que lança o dado passa,neste caso 7 fichas para o outro (soma os dados e passa as fichas).
VARIAÇÕES:
fazer com subtração;
fazer com a multiplicação(neste caso aumentar a quantidade de fichas de cada participante.
fazer com divisão;
trabalhar com o conceito de dobro ou metade.
PENSE,PENSE E DÊ UM TAPA
CONTEÚDOS: cálculo mental, numerais e quantidades,
PARTICIPANTES: de
OBJETIVOS:
Agilizar o raciocínio no cálculo
Reconhecer numerais
Controlar quantidades
MATERIAIS:
Fichas com número.
Fichas com figuras com quantidades relacionadas aos números das fichas
Fichas com operações (adição,subtração,divisão,multiplicação)
PROCEDIMENTOS:
As fichas com os numerais devem ficar espalhadas sobre a mesa;
o professor mostra a ficha-ex: 6+3=
o aluno que der um tapa primeiro na resposta correta,no caso 9,recebe a ficha da operação que equivale a 1 ponto vence quem conquistou mais fichas com operações.
VARIAÇÕES:
As fichas das operações podem variar. Ex: 2+2= 2-2= 2x2= 2:2=.
Para iniciantes, o professor pode utilizar 2 dados ao invés das fichas.
JOGO DA DOBRADINHA
OBJETIVO: obter o dobro de quantidades de fichas
CONTEÚDOS: adição,subtração,número negativo e positivo.
MATERIAL:1 dado,fichas,tabela para registro.
PARTCIPANTES: em duplas.
1- - ETAPA: cada criança recebe 10 fichas;
a)cada criança joga o dado. Aquele que tira o maior ponto,recebe a diferença
b) dobrar o ponto obtido no dado- o mesmo procedimento de A.
No decorrer do jogo,as fichas desaparecem como objeto físico servido somente de referência para resolução dos problemas colocados.
2- ETAPA: as crianças jogam sem as fichas e anotam o que ganharam e o que perderam. Depois de 10 jogadas,interromper o jogo e propor problemas.
VARIAÇÃO: jogar os dados,tirar o número de fichas correspondentes até acabar as fichas. Cada jogador conta o número de fichas que tirou. Ganha quem tirou mais.
PARTICIPANTES: 2 em diante.
OBJETIVOS: lançar os dados,formando numerais que possibilitem fechar a caixa.
CONTEÚDOS:
reconhecimento dos números;
controle de quantidades;
comparação de quantidade;
adição ou subtração.
MATERIAL: 12 caixas de fósforo numeradas de
PROCEDIMENTOS: lançar os dados,somar os valores e fechar a caixa no número correspondente;
à quando o número se repetir e a caixa já estiver fechada,o jogador deve marcar na tabela;
à vence o0 jogo,quem tiver menor ponto,pois este fechou mais a caixa;
à anexar uma tabela.
EXEMPLO DE TABELA PARA CONTROLE DE PONTOS:
FECHE A CAIXA | Data: | |||||
NOME | P O N T O S | TOTAL | ||||
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